Emanoel Araújo
Aço com esmalte azul 228 x 228 x 237 cm
Sem Título (Estrutura Azul), sem data
A obra “Sem Título (Estrutura Azul)”, do escultor baiano Emanoel Araújo, é uma composição abstrata. As formas geométricas dobradas e soldadas formam este objeto verticalizado que interage com o espaço.
Dê uma volta em torno da obra e pense como seu corpo pode interagir com a estrutura – você pode tocá-la com cuidado, se quiser. Observe suas formas, relevos, dobras e espaços vazados. Pense no seu tamanho em relação à obra; como você se sente? É possível sentir-se parte da obra?
Obras abstratas permitem que a nossa interpretação seja mais livre, mas também permitem a valorização das linhas e formas que compõem a peça e seu entorno. Note como a luz se comporta ao incidir na obra – e as sombras, como elas acontecem? Como a luz do dia dialoga com essa “Estrutura Azul”?
Emanoel Araújo tinha grande interesse pela reestruturação do universo da arte africana. Atuou como curador em mostras ligadas à cultura negra e indígena no Brasil.
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.