Francisco Stockinger
Escultura em bronze 227 x 52 x 45cm
Magrinhas, 2003
Nascido em Traun, na Áustria, Stockinger migrou para o Brasil em 1921 com dois anos. Consagrou-se no Rio de Janeiro como artista e foi aluno de Bruno Giorgi, o qual também possui obras aqui, no Pátio das Esculturas do Museu.
Francisco Stockinger ganhou notoriedade com suas representações do corpo humano com viés expressionista, movimento caracterizado por gestos rápidos e carregados de sentimentos.
Stockinger utiliza variados materiais e acabamento áspero em suas obras, o que resulta em algumas texturas incomuns. Com isso em mente, toque na obra e sinta a sua textura. Que sentimento a aspereza da obra lhe causa? O que essa textura pode significar?
Em algumas de suas produções, o artista demonstrava preocupações com a sociedade e o mundo. Olhando para “Magrinhas”, o que você acha que inquietou Stockinger para produzir esta obra?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.