Sérvulo Esmeraldo

Ferro pintado 282 x 282 x 6,5 cm


Cubo, sem data

O artista cearense Sérvulo Esmeraldo desafia nosso imaginário, cria um enigma com suas formas. Ele aprecia a transparência dos elementos geométricos e desenvolve sua progressão – fato que contribui para diferentes formas de olhar e contemplar sua obra, a partir de cada ângulo da escultura. 

Perceba as duas estruturas quadradas feitas de ferro policromado. Elas estão apoiadas pelo seu vértice e fixadas no solo. A figura em posição diagonal parece ganhar movimento e equilíbrio. Elas são idênticas? Tente afastar-se da obra. Que forma você enxerga? Ela sugere algum volume? 

Muitas obras do artista apresentam formas geométricas vazadas, mas que criam volumes imaginários. Observando a obra “Cubo”, como você faria para formar algum tipo de volume nesta peça? Esta obra permite que o espectador vivencie a formação de uma estrutura com arestas invisíveis, sugerindo a existência de um cubo. 

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.