Tomie Ohtake
Tubo de aço carbonizado 718 x 408 x 120cm
Sem título, 2002
A obra de Tomie Ohtake, artista japonesa naturalizada brasileira, traz a materialização do traço livre e gestual que se desenrola no espaço. Essa obra é parte da série de esculturas “Linhas no Espaço”.
Perceba como ela é a mais alta entre todas as demais. Seu traço longo eleva-se como uma gigantesca serpentina branca lançada para o infinito do céu. Que movimentos a artista pode ter feito ao desenhar essa obra? Usando o seu dedo indicador, experimente fechar um dos olhos e desenhar uma escultura no espaço ao seu redor. Tomie Ohtake dizia que “Poucos elementos devem dizer muita coisa”. Pensando nisso, reflita: quantos traços cabem dentro de uma escultura?
Nessa obra, a forma é o elemento principal. Considerando que Tomie Ohtake se dedicou a uma extensa pesquisa sobre as cores, suas transparências e variações, por que você acha que a artista optou pela cor branca?
Tomie Ohtake destacou-se na pintura, na gravura e na escultura. Produziu inúmeras obras públicas, com destaque para o Brasil e o Japão. Em sua extensa trajetória, realizou mostras individuais e conquistou prêmios em diversos salões brasileiros. Com seu renome, Tomie era convocada para receber personalidades internacionais, tornando-se, portanto, uma espécie de embaixatriz das artes e da cultura no Brasil.
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
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